DIETA PARA SOP EXISTE?

EMAGRECIMENTO DEFINITIVO

Ludimila Bortone

Nutricionista

Síndrome dos Ovários Policísticos

Mudança de hábitos alimentares são fundamentais. Entenda como a alimentação influência nos sintomas da SOP com a Nutricionista Ludimila Bortone de Maringá

Muitas mulheres querem saber se existe uma dieta para SOP que melhore todos os sintomas. Mudar a alimentação é o primeiro passo para ter mais qualidade de vida e autoestima.

A síndrome dos ovários policísticos é muito comum, especialmente nos dias de hoje onde a rotina não favorece um estilo de vida saudável. E muitas mulheres querem saber se existe uma dieta para SOP que melhore todos os sintomas. Mudar a alimentação é o primeiro passo para ter mais qualidade de vida e autoestima.


A Síndrome dos ovários policísticos, conhecida como SOP afeta de 5% a 13% das mulheres em idade reprodutiva. Trata-se de uma doença endocrinológica onde um dos principais sintomas é o excesso de produção de hormônios androgênios, chamado também de hormônios masculinos.


Os sintomas típicos da SOP são: irregularidade menstrual, hirsutismo (aumento de pêlos pelo corpo, principalmente no rosto, colo e abdômen), acne e ganho de peso, muito embora metade das mulheres com diagnóstico de SOP não tenham excesso de peso.


As alterações hormonais provocadas pela SOP aumentam a resistência à insulina, síndrome metabólica e risco para doenças cardiovasculares. A resistência à insulina favorece o aumento dos hormônios androgênicos, criando um ciclo que piora o quadro de SOP e gera muitos problemas metabólicos, elevando o risco para o desenvolvimento de diabetes.


A dieta é um dos fatores determinantes para a piora ou melhora da SOP. O excesso de peso, hábitos alimentares ruins e sedentarismo sem dúvida contribuem para a piora do quadro onde a dieta favorece o agravamento da SOP.


Como a SOP está relacionada com excesso de peso, síndrome metabólica e resistência à insulina; a mudança de hábitos alimentares, com uma dieta para a SOP, irá contribuir para a melhora do quadro.


Na grande maioria dos casos é possível regularizar o ciclo menstrual, melhorar a fertilidade e diminuir consideravelmente o excesso de pêlos, com o manejo dietético, juntamente com o tratamento médico.Muitas pessoas perguntam se existe uma dieta para o SOP.


É importante observar que a própria literatura científica mostra que a mudança de hábitos alimentares, a perda de peso e a prática de exercícios são fatores chave no tratamento da SOP. Por isso é possível concluir que um dos tratamentos seria a adoção de uma dieta para a SOP.


Mas antes é preciso que você conheça os alimentos que pioram a SOP quando consumidos em excesso:


• Açúcar;

• Farinhas refinadas;
• Gordura saturada e gordura trans;
• Alimentos ultra processados;
• Refrigerantes;
• Frituras;
• Doces.


Estes alimentos, se consumidos em excesso, levam ao ganho de peso e piora da resistência à insulina, agravando o quadro da SOP. Por isso é importante que seu consumo na dieta esteja controlado.


A dieta para SOP precisa gerar perda de peso (quando há sobrepeso/obesidade). Diversos estudos mostram que a perda de pelo menos 5% do peso corporal, já é eficaz no tratamento da síndrome dos ovários policísticos.


Outras medidas importantes a serem tomadas na dieta para SOP são:


1) Reduzir o consumo de alimentos ultra processados, doces, guloseimas, frituras, alimentos gordurosos, carboidratos refinados.

2) Aumentar a ingestão de vegetais, fibras e frutas.

3) Incluir na rotina cereais integrais, proteínas magras, oleaginosas para aumentar a oferta de nutrientes antioxidantes, vitaminas e minerais.


Mulheres com SOP podem se beneficiar de uma dieta low carb pois esta auxilia na redução da insulina melhorando o aspecto hormonal que desencadeia os sintomas. Incluir exercícios físicos na rotina também ajudam no tratamento.


Alguns alimentos são benéficos quando estão inseridos em uma dieta para SOP como: gengibre, canela, açafrão. Eles atuam na melhora da sensibilidade à insulina e na inflamação subclínica causada pela síndrome metabólica. Mas não espere milagres. Eles são a cereja do bolo. invista numa boa dieta para o controle da SOP.


Com uma boa dieta para SOP, é possível perder peso e melhorar grande parte dos sintomas que te ajudarão a ter uma melhor qualidade de vida e a autoestima que você merece.


Saiba que você não precisa passar por esse processo sozinha. A mudança de hábitos nem sempre é fácil e você pode se sentir perdida sobre qual caminho seguir. Conte com a ajuda de um nutricionista que irá te guiar por todo esse caminho, com uma dieta para SOP que esteja dentro da sua realidade.


Se você procura por uma nutricionista em Maringá, entre em contato que terei o maior prazer em lhe atender e te ajudar! Se você é de fora da cidade, a consulta online é para você. Conte comigo para te ajudar. Saiba mais sobre a consulta clicando aqui.



Fonte:

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/anormalidades-menstruais/s%C3%ADndrome-do-ov%C3%A1rio-polic%C3%ADstico-sopchttp://www.sbp.org.br/precisamos-falar-sobre-a-sindrome-dos-ovarios-policisticos/?gclid=Cj0KCQjw5-WRBhCKARIsAAId9FmvATHcU043etxq1EbU3KkbCcOZLOSkjT2LnSKfcxhkQ3ukfZmx5Q8aAr4UEALw_wcBhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5045492/


  • Formada em Nutrição;
  • Pós-graduação em Fitoterapia;
  • Certificada pelo Método Lancha® em Coaching Nutricional;
  • Certificada em Nutrição & Bariátrica;
  • Pós-graduanda em Comportamento Alimentar.

Me chamo Ludimila Bortone, nutricionista em Maringá e especialista em emagrecimento consciente e duradouro.

Ludimila Bortone - Nutricionista em Maringá